Dermatologista também faz cirurgia?
- Dra Taís Oliveira
- 14 de abr.
- 1 min de leitura
Verdade! É isso mesmo! O dermatologista também é capacitado para realização de procedimentos cirúrgicos, tanto ambulatoriais quanto em centro cirúrgico.
A cirurgia dermatológica é a área especializada da dermatologia que trata tanto de lesões benignas da pele (como remoção de sinais simples, cistos, lipomas), quanto lesões malignas (principalmente cânceres de pele), além da realização de biópsias para diagnóstico de doenças.

Vale lembrar que o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo. Mais de 30% dos casos de tumores malignos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são de pele do tipo não melanoma. Na grande maioria dos casos, felizmente, o tratamento e a cura total é atingida por meio da realização de cirurgia.
A maioria dos procedimentos cirúrgicos é feita em consultório médico, em salas preparadas para tal, sem a necessidade de internamento hospitalar e sob anestesia local; ou seja, o paciente fica acordado durante todo procedimento, mas não sente desconforto. Em geral, são procedimentos pouco demorado e sem grandes complicações.
Vale ressaltar que, antes de qualquer abordagem cirúrgica, por mais simples que ela seja, a lesão deve sempre ser avaliada por um profissional especialista e capacitado.
E, lembrando que: procedimentos cirúrgicos, por menores que sejam, são procedimentos invasivos e devem ser realizados, segundo a lei do ato médico, apenas por profissionais médicos habilitados!
Então, sempre confira se o profissional que está lhe atendendo é habilitado e capacitado para realizar o procedimento proposto. Não entregue à sua vida e a sua pele a qualquer um!
Comments